Cirurgia Plastica na Terceira Idade

Quais os riscos?

Depois dos 60 anos, podemos inferir que a ritidoplastia (associação da cirurgia das pálpebras e lifting facial) seja a mais procurada. Isso se deve ao freqüente envelhecimento facial característico da idade. Por outro lado, pacientes que se incomodavam com alguma outra parte do corpo, como abdômen e mamas, provavelmente já fizeram as cirurgias quando mais jovens e dificilmente procurarão depois de tanto tempo a correção.

Como em toda cirurgia plástica, a primeira preocupação é sempre a segurança. Ela só deve ser realizada com um risco mínimo, checado pela historia clinica e exames. A idade importa menos. è possível operar paciente de 80 anos, com histórico familiar de longevidade de 96 anos, com saúde excelente, todos os exames normais. Por outro lado, deixar de operar pacientes de 45 anos hipertensos, fumantes com problemas cárdicos.

A grande vantagem da cirurgia plástica sobre as outras cirurgias é que ela não precisa ser feita... Ou seja, diferentemente de um câncer que precisa ser retirado logo, uma apendicite que precisa ser operada de urgência, a cirurgia plástica pode sempre esperar. Isso faz que seja possível operar apenas no menor risco possível: se o paciente estiver com a pressão alta, fará o controlo antes. Se a tireóide estiver com problemas, tomará medicamentos até os exames estiverem normais, etc. Isso minimiza o riscos associados à cirurgia, tornando a cirurgia plástica a mais segura entre todas as especialidades cirúrgicas.

Tendo o paciente saúde, risco mínimo e podendo a cirurgia ajudar a melhorar o que incomoda, a cirurgia poderá ser realizada. Logicamente que os exames em pacientes na 3 idade são mais minunciosos, extensos, e a avaliação cardiológica é importante.

Saiba mais sobre rejuvenecimeto aqui.

Autor: André Gonçalves de Freitas Colaneri