Mitos e verdades sobre a Vitamina C

A vitamina C presente em alimentos como a laranja, a acerola, o limão e em outras diversas fontes alimentares faz muito bem para o corpo quando consumida, mas também pode ser um ótimo ativo para cosméticos e produtos de beleza. Com poder antioxidante, inibidor de gripes e potencial contra doenças infecciosas, este ácido ascórbico pode se tornar um verdadeiro aliado quando o assunto é frescor, iluminação e antienvelhecimento da pele. Uma verdadeira fórmula da juventude.

Quando o mercado de beleza entendeu de uma vez por todas que conter em sua essência alguns mililitros de vitamina C pode potencializar a ação de produtos em milhares de vezes, diversas fórmulas foram desenvolvidas a base deste ativo. Aprenda aqui sobre a eficácia desta vitamina, mas também sobre as mentiras que cercam a sua fama.

- A vitamina C atenua os danos causados pelo sol - VERDADE

Por conter eficaz ação antioxidante, a vitamina C inibe os danos agudos causados pela exposição solar tais como o eritema, fotodano e o câncer de pele. “Por isso, é sempre bom aplicar um antioxidante como a vitamina C antes do filtro solar pela manhã”, explica a dermatologista Aline Vieira, mestre em dermatologia pela UFRJ e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

- Aumenta risco de manchas - MITO

A dermatologista Aline Vieira avisa: "Se utilizado corretamente, não há risco de manchar. Há risco quando associado a ácidos que deixam a pele mais fina e irritada". Ou seja, há que se ter cautela na hora de misturar a vitamina C com outros produtos.

- Pode ser usada em todos os tipos de peles - VERDADE

A vitamina C pode ser utilizada por todos os tipos de pele, tanto na prevenção do envelhecimento quanto no tratamento. Hoje em dia também tem sido utilizada em formas estéreis após aplicação de laser fracionado como drug delivery. "A vitamina C penetra mais profundo, diretamente na derme, através de canais criados pelo laser", complementa a dermatologista.

- Auxilia no fim da flacidez - MITO

Não há comprovação científica de que cosméticos a base de vitamina C contribuem para a diminuição da flacidez como é amplamente alarmado na internet.

- Atua no sistema imunológico - VERDADE

A vitamina C é muito mais do que uma simples ajudinha na gripe, ela participa da formação do colágeno, ajuda na cicatrização de feridas, protege as gengivas e os dentes e contribui para a fixação do cálcio nos ossos.

- Evita doenças do coração - MITO

Apesar de proteger as paredes dos vasos sanguíneos, não há comprovação científica de que a vitamina C evite doenças cardiovasculares.

- Alimentos devem ser conservados na geladeira - VERDADE

Para conservar a vitamina nos alimentos o ideal é mantê-los resfriados e se possível inteiros, não cortados em pedaços. O contato com o ar facilita a degradação das vitaminas.

- Resultados dos cosméticos são os mesmos que o consumo via oral - MITO

Os cosméticos não trazem os mesmos resultados que a via oral

Cada ativo tem uma finalidade e para haver resultado estético a aplicação deve ser local. Os produtos com vitamina C ajudam a recuperar as células que sofreram danos solares, hidratando-as e ajudando a atenuar as rugas mais finas. As cápsulas e as vitaminas presentes nos alimentos melhoram a defesa do organismo.