Combinar a lipoaspiração à abdominoplastia pode evitar complicações comuns:

Nova técnica pode reduzir o risco de seromas após a abdominoplastia

Para pacientes submetidos à abdominoplastia, uma técnica que incorpora a lipoaspiração pode ajudar a evitar problemas no pós-operatório, como a formação de seromas, defende um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery®. A técnica ajuda a evitar a formação de seromas sem a necessidade de colocar um dreno após a abdominoplastia.

Técnica de lipoaspiração reduz seromas, evitando drenos

“O seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, sendo caracterizada pelo excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica após a cirurgia. Eles são um problema relativamente comum após a abdominoplastia, um procedimento feito para nivelar o contorno do abdômen, removendo o excesso de gordura e pele”, explica o cirurgião da SBCP.

Estudos anteriores relataram amplamente diferentes taxas de seromas após a abdominoplastia: de 1% a 50%. “Os seromas comumente se desenvolvem algumas semanas após a abdominoplastia. Para evitar este acúmulo de líquido, o cirurgião plástico pode colocar um dreno no final do procedimento, que permanecerá no lugar durante uma semana ou mais. O dreno pode causar desconforto e risco de infecção para o paciente, sem eliminar o risco de seroma”, diz o médico.

O autor do estudo e seus colaboradores desenvolveram uma nova técnica para prevenir o aparecimento de seromas, utilizando a lipoaspiração, sem a necessidade de um dreno. Eles usaram a técnica em 113 pacientes submetidos à abdominoplastia, ao longo de seis anos. Muitos dos pacientes foram submetidos a outros procedimentos de cirurgia plástica ao mesmo tempo (como o aumento ou redução das mamas ou lipoaspiração em outras áreas).

A técnica incluiu uma incisão estendida, permitindo que os cirurgiões fizessem uma lipoaspiração suave para remover a gordura sob a pele. Esta abordagem evita danos aos vasos sanguíneos e linfáticos e ao mesmo tempo melhora o fluxo sanguíneo para a pele abdominal acima da incisão. A incisão, ao final, é confortavelmente fechada com pontos de tensão progressiva, o que minimiza o "espaço morto" na parte inferior, geralmente onde o fluido pode aparecer.

Dez pacientes desenvolveram seromas após a abdominoplastia: uma taxa de 8,8%. A maioria dos seromas eram pequenos, necessitando apenas de tratamento simples no consultório do cirurgião. Quatro pacientes tiveram seromas maiores, requerendo a colocação de um dreno. Outros problemas no pós-operatório foram menos comuns, incluindo hematomas em três pacientes. Houve alguns casos de infecção e outras complicações, geralmente menores.

“Apesar das modernas técnicas cirúrgicas e da colocação dos drenos, o seroma ainda é um problema comum após a abdominoplastia. A técnica de lipoaspirar o local da abdominoplastia pode ajudar não só a controlar este risco, mas também a melhorar o contorno da parede e da cintura abdominal”, defende médico membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com os autores do estudo, “as taxas de seromas, no estudo, são semelhantes, se não melhores do que as relatadas na literatura médica oficial. E a falta de drenos diminuiu a irritação e a infecção para os pacientes".

Mais dicas com o Dr° Fábio Faria
Asa Sul : (61) 3702-0001 / 3702-0009