Taguatinga 61 3702-6000 | 3703-6000 - 98123-3333 (Claro) + Taguatinga 61 3702-6000 | 3703-6000
98123-3333 (Claro) +
Imagem Corporativa
 
   

Cirurgia Plástica na adolescência, pode?

 Como todos sabem, a adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta. É definido entre os 12 e os 18 anos de idade. Até aí, sem novidades. Mas me perguntam: pode fazer cirurgia plástica na adolescência? É perigoso? Esta pergunta geralmente soa como: "Nossa, cirurgia plástica em quem acabou de ser criança, deve ser perigoso... Não é melhor esperar até os 20 anos?" Se pararmos para analisar, o paciente de 12 anos está mesmo mais para criança, porém o paciente de 18 anos é fisicamente um adulto. Logo, não podemos generalizar a adolescência quando falarmos em cirurgia plástica.

 Antigamente, a infância se estendia até em torno dos 15 anos, as meninas brincavam de boneca e pega-pega, pergunte à sua mãe! Hoje em dia, o amadurecimento é precoce, as meninas menstruam muito mais cedo que antes, saem para balada, namoram, encorpam precocemente. É quase regra as garotas de 15 a 16 anos terem menstruado há vários anos, apresentarem o corpo desenvolvido, terem alcançado o tamanho da mãe. Ou seja, são fisicamente adultas!

 Os rapazes não, demoram mais para encorpar, geralmente atingem o tamanho adulto depois dos 18 anos.

 Então, a cirurgia plástica não deve ser realizada em estruturas em crescimento, para não correr o risco de interferir no desenvolvimento e também para que o resultado da plástica não seja modificado depois. Por isso, é que as garotas podem operar depois dos 16 anos, já para os rapazes melhor esperar os 18 anos.


 E quanto ao risco cirúrgico?

 Os adolescentes, ou recém fisicamente adultos como vimos, são os pacientes de menor risco possível, pois são jovens, desenvolvidos, sem doenças, no auge da saúde!

 Porém, há um detalhe. O risco cirúrgico é mínimo, pode operar. Psicologicamente, é outra história. O adolescente é sonhador, inconstante, inseguro. Devemos antes da cirurgia avaliar com cautela a real motivação para cirurgia, se não é uma decisão impulsiva, com anseios irreais ou fantasiosos, se é possível alcançar o resultado imaginado. A cirurgia é indicada para corrigir imperfeições, harmonizar alguma parte, aumentar a autoestima. Sempre o paciente será ele mesmo, com algum aperfeiçoamento, nunca será parecido a algum ídolo ou amigo/a, nem trará o namorado/a de volta ou modificará alguma parte da vida social. A autoestima sim, será aumentada.

 Sendo assim, creio que as cirurgias plásticas na adolescência podem ser realizadas na idade propicia, com avaliação do componente psicológico e, claro, sempre com a autorização dos pais.


Fonte: cirurgiaestetica.com.br


Leia mais sobre: Notícias/Dicas

Drenagem linfatica e lipoaspiracao, proteses silicone de mamas em Brasília DF

Cirurgias Plasticas em Brasília DF: Drenagem linfatica, proteses de silicone de mamas e lipoaspiracao.

Cirurgias face e corpo: blefaroplastia (cirurgia das palpebras), otoplastia (correcao da orelha em abano), mentoplastia de aumento ou cirurgia do queixo, ritidoplastia para rejuvenescimento facial, rinoplastia ou plástica do nariz, mamoplastia de aumento com protese de mamas (implantes silicone) e redutora, mastopexia e mastopexia com proteses ou lifting de mamas, abdominoplastia (cirurgia de abdomen), lipoaspiracao e contorno corporal. Clinica cirurgia plástica estetica com tratamentos drenagem linfatica, cicatrizacao patologica e cicatriz inestetica, peeling ou resurfacing da pele, cirurgia íntima, ninfoplastia, monte de vênus, liffting de face, protese de mama, laser de co2 fracionado, lipoescultura, cirurgia plástica pós bariátrica, cirurgia pós perda de peso, preenchimento, rejuvenescimento facial, prótese de bumbum, mama redutora, prótese de peitoral, prótese de mento, prótese de queixo, cirurgia em mamas masculina, elevação de sobrancelhas, liffting facial.