
![]() |
|||
![]() |
|||
![]() |
Sol após cirurgia plástica
Um dos maiores dilemas de quem faz cirurgia plástica, independente se é estética ou reparadora, é o sol. O calor e o sol podem ser verdadeiros inimigos da cirurgia plástica, sabe por quê? Umas das preocupações com a exposição solar é que o sol pode levar o escurecimento das cicatrizes e da pele.
A pele apresenta diversos tipos de células e uma delas é o melanócito, responsável pela produção do pigmento (melanina). Pessoas com a pele muito clara apresentam menos melanócito comparadas às pessoas com a pele mais escura. Qualquer estímulo traumático sobre a pele, como tomar sol, sofrer uma pancada ou submeter à cirurgia, ativam os melanócito, aumentando a produção de melanina e tornando a pele mais escura.
Nos primeiros três meses após a cirurgia plástica a produção da melanina é mais intensa e nesse período o paciente precisa manter um cuidado redobrado.
Sol na medida certa
O ideal é esperar até 90 dias após a cirurgia plástica para tomar sol, porém, cada intervenção cirúrgica tem o seu tempo, confira os tipos de cirurgia e a partir de que momento você esta liberada para pegar um solzinho:
Blefaroplastia
Enquanto persistirem manchas roxas é importante que a exposição direta ao sol seja evitada.MAS O IDEAL SÃO 90 DIAS e lembre-se de usar sempre o protetor solar.
Lifting das sobrancelhas
A exposição ao sol pode ser feita após 20 dias, exceto caso ainda esteja com hematomas residuais.
Rinoplastia
Nos primeiros três primeiros dias da rinoplastia é importante não só evitar o sol como também o vento e a friagem. E os cuidados com o sol devem seguir com a cirurgia das pálpebras também.
Plástica da face, queixo e pescoço
A exposição ao sol pode ser feita após 90 dias, gradativamente. O protetor solar é indispensável.
Otoplastia
A exposição ao sol também pode ser feita após 30 dias. Mas lembre-se de seguir todas as recomendações do seu cirurgião.
Colocação de prótese de mama
Todo cuidado é necessário quando o assunto é o sol. Procure respeitar o tempo da cirurgia e tome sol após completar um mês de cirurgia, desde que as cicatrizes estejam protegidas e não tenha hematomas.
Plástica do abdômen, braços, panturrilhas e das coxas
É recomendado que a exposição ao sol seja feita após 90 dias e use protetor solar.
Lipoaspiração
Desde que não haja nenhuma equimose residual, com o uso do protetor solar, o paciente pode tomar sol após 90 dias da cirurgia.
Fonte: drfabiomalzone.wordpress.com
Leia mais sobre: Notícias/Dicas