Tipos de Câncer de Pele
Você sabia que existe mais de um tipo de câncer de pele e que eles podem manisfestar de diferentes maneiras? Basicamente são três tipos, conheça eles logo abaixo:
Carcinoma Basocelular
Originário da epiderme e dos apêndices cutâneos acima da camada basal, como os pêlos, é o tipo mais benigno, pois sua malignidade é local, com baixo risco de metástases. Costuma apresentar, como característica, ferida que sangra facilmente, forma secreção, crostas e não cicatriza, após quatro semanas.
É o tipo de câncer de pele mas comum, correspondendo a 65% dos casos. Incide, principalmente, em adultos com mais de 40 anos. Costuma ocorrer na parte superior da face (nariz, testa, pálpebras, bochechas).
Carcinoma Espinocelular
Pode ser reconhecido por alguns sinais, como uma pequena placa vermelha com descamação na superfície ou semelhante a uma verruga ou pinta saliente. As localizações mais comuns são: lábios inferior, orelha, face, pescoço, braço, dorsos das mãos, mucosa bucal e genitália externa.
Melanoma
Tem origem nos melanócitos (células produtoras de malanina, substância que determina a cor da pele). É o mais maligno entre os cânceres de pele. As lesões podem surgir em qualquer parte do corpo. A maioria delas inicia-se na pele (principalmente na cabeça, pescoço e tronco) e, com menor frequência, nos olhos, sistema respiratório, sistema digestivo, uretra e vagina. O melanoma tem grande capacidade de migrar para outras partes do corpo, onde se instala, formando outro foco de tumor. Pode ocorrer nos pulmões, fígado, cérebro e outros locais da pele.
Leia mais sobre: Notícias/Dicas