Qual melhor idade para fazer cirurgia da orelha de abano
A melhor idade para fazer a cirurgia da orelha de abano é sempre questionada pelos pais preocupados com a aparência das orelhas dos seus filhos.
As orelhas em abano, cientificamente nomeadas de orelhas abduzidas, trazem muita ansiedade nos pais de crianças que possuem essas alterações. O desejo de corrigir o quanto antes as orelhas faz com que os pais queiram resolver a questão logo nos primeiros anos de vida da criança. Entretanto, a melhor idade para fazer cirurgia da orelha de abano é no período pré-escolar.
O período pré-escolar (6-7 anos) é a melhor idade para fazer cirurgia da orelha de abano, pois é nessa fase que as crianças começam a ter uma percepção maior do corpo e começa a existir a possibilidade de serem alvo de brincadeiras inadequadas (“bullying”) por parte dos colegas.
A maioria das crianças com orelhas em abano já nascem com a alteração visível. Nos primeiros meses existem alguns trabalhos que mostram a possibilidade de atenuar a abertura das orelhas com o uso de faixas elásticas. Infelizmente, a grande maioria das crianças irá necessitar uma cirurgia plástica de otoplastia no futuro.
Outro aspecto muito importante de se salientar é que a criança deve participar ativamente em todos os passos que envolvem a decisão de fazer uma cirurgia plástica. O ideal é levar a criança na consulta com um cirurgião plástico assim que ela começar a manifestar desconforto com aparência.
As crianças aos seis anos de idade já tem condições de manifestarem o seu desejo entre fazer ou não a cirurgia. O importante é que os pais conversem muito com o cirurgião plástico e que a opinião da criança seja sempre levada em conta.
Apesar de ser muito realizada em crianças, não é incomum adultos procurarem a cirurgia de otoplastia (orelhas de abano), depois de muito tempo convivendo com a alteração. A boa notícia é que os resultados conseguidos são tão bons quanto os de pacientes pediátricos.
Fonte: gustavoalvarez.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas