Plastica e atividades fisicas
Praticar atividades físicas é essencial para estar com a saúde em dia e manter o corpo em forma. Porém, para quem optou por algum procedimento cirúrgico para dar aquela “turbinada” no visual, as recomendações vêm com alguns cuidados especiais.
A cirurgia plástica deve integrar um plano de bem-estar, no qual a combinação entre uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares contribui para o bom resultado final. Pois uma vez que se fortalecem os músculos, os efeitos da região submetida à plástica são intensificados, prevenindo a flacidez muscular e diminuindo o inchaço, além de queimar calorias. Entretanto, durante o pós-operatório é preciso respeitar o período de repouso indicado pelo médico cirurgião, de forma que os exercícios não interfiram negativamente nos resultados. Assim, evita-se o rompimento de pontos, deslocamento de próteses, sangramentos e até mesmo a necessidade de uma nova intervenção.
Após a retirada dos pontos, que costuma ocorrer entre uma e duas semanas, o paciente pode dar início a atividades físicas leves, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas. A volta à musculação ou práticas esportivas deve ser feita gradualmente, sempre seguindo a recomendação médica e segundo a supervisão de um profissional de educação física.
Tempo médio para voltar a se exercitar
- Prótese de mama – Exercícios físicos que utilizem os braços de forma intensa, como levantamento de peso, natação ou corrida, só são permitidos após 60 dias. A mulher também deverá utilizar tops que ofereçam uma boa sustentação para evitar que os seios balancem demais.
- Mamoplastia redutora – Assim como nos implantes mamários, os exercícios tendem a ser liberados após 60 dias.
- Prótese de glúteo – Devem-se evitar exercícios físicos para as pernas e região do glúteo por aproximadamente 60 dias.
- Lipoaspiração – As atividades físicas costumam ser liberadas após 30 dias. O uso da cinta não é necessário durante os exercícios, mas ela deve ser recolocada após a prática.
- Abdominoplastia – A volta aos exercícios físicos se dá por volta de 60 dias.
- Rinoplastia (nariz) – Recomenda-se evitar atividades físicas durante 30 dias. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, 2 meses.
- Otoplastia (orelha) – Os esportes e práticas intensas são liberados por volta de 30 dias.
Fonte: plasticadosonho.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas