O que é Psicologia de Imagem?
Com as exigências do mercado e da sociedade cada dia mais rígidas em relação à aparência, as pessoas pouco a pouco passam a perder a referência da imagem ideal e passam a jogar suas expectativas em modelos muito distantes da realidade. A Psicologia de Imagem surge como espelho imparcial do “eu real” e cria caminhos para que seja possível alcançar o desejo do “eu ideal”.
O terapeuta trabalha com a compreensão do ser humano lado a lado com os pacientes nesse ajuste entre o real e o ideal. Além de ditar o que é saudável física e mentalmente e praticando em tempo integral a aceitação positiva incondicional, acreditando que quanto mais um sentimento é negado, mais inconsciente ele se torna e mais distorcida será a verdade.
Ao longo do processo, o objetivo é que o indivíduo avalie a sua percepção do “eu real” (que nem sempre condiz com a realidade) e se aproxime mais do “eu desejado”, ou que torne o “eu desejado” mais realista e menos idealizado por influências externas como: feedbacks negativos, campanhas publicitárias, ideais de beleza inatingíveis e personalidades.
A Psicologia de Imagem é indicada para acompanhamento pós-cirúrgico, trabalhando as expectativas anteriores à cirurgia e o resultado alcançado, além de acompanhar os estágios de recuperação, reconhecimentos, aceitação da nova imagem e manutenção da mesma. Também recomendada para crianças e adolescentes, a terapia ajuda em qualquer tipo de conflito com a auto-imagem (em especial, vítimas de bullying) além de acompanhar os processos de mudanças corporais na adolescência. Atuando em conjunto à equipe multidisciplinar, a Psicologia de Imagem também trata de distúrbios alimentares e trabalha para a recuperação do paciente.
As sessões normalmente acontecem uma vez por semana e duram 50 minutos.
Fonte: www.plasticamontenegro.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas