
![]() |
|||
![]() |
|||
![]() |
Mamoplastia de aumento: quando trocar as próteses?
Uma recente pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mostrou que, nos últimos cinco anos, a procura pela mamoplastia de aumento cresceu 41% no Brasil. A pesquisa mostrou também outro dado interessante. Em média, as mulheres colocam nos seios próteses de 300 mililitros nesse tipo de cirurgia. Apesar dessa grande procura pela mamoplastia de aumento, muitas mulheres preocupam-se apenas com os resultados e cuidados imediatos, sem se lembrar que as próteses têm um prazo de validade e que é imprescindível conversar com o médico para saber quando elas devem ser trocadas.
Por que trocar?
Algumas próteses de silicone devem ser trocadas porque têm prazo de validade, estão rompidas ou mal posicionadas. Situações em que a prótese está gerando rugas ou pregas na pele podem ocorrer em próteses de grande tamanho, quando são colocadas em indivíduos com pele muito fina e com pouco tecido gorduroso para dar sustentação à pele.
Existe um prazo específico para fazer a troca?
Não há um prazo para a troca. Com as próteses atuais mais resistentes e seguras, dificilmente a troca ocorrerá antes dos 15 anos. É possível usá-las indefinidamente, pelo tempo que permanecerem íntegras, mas sempre acompanhando com exames. Em relação ao rompimento, as próteses utilizadas no Brasil são feitas de gel coesivo (espécie de “gelatina bem consistente”). Se cortadas ou rompidas, o conteúdo não escorre. Não há esse risco.
Se eu não trocar, o que pode acontecer?
Se a prótese de silicone não for trocada dentro do período recomendado, pode haver uma pequena ruptura e gerar microvazamentos do silicone que gera inflamações nos tecidos vizinhos, podendo ser necessário até mesmo fazer uma raspagem para retirada de parte deste tecido. Esta infecção quando não é devidamente tratada pode piorar e espalhar-se por uma grande área comprometendo ainda mais a saúde do indivíduo.
Os implantes de silicone têm validade?
Embora os implantes não tenham estimativa de vida útil reconhecido pelo meio científico, a única fabricante de próteses de silicone na América Latina, Silimed, define atualmente um período médio de dez anos. Tal parâmetro pode ser alterado caso surja uma razão que justifique.
De quanto em quanto tempo é preciso ir ao médico?
Muitas mulheres acabam esquecendo as recomendações médicas após colocar a prótese. A maioria só volta a procurar um especialista quando aparecem os sintomas de complicações. É importante fazer acompanhamento com cirurgião. O ideal é que, após 10 anos, o acompanhamento seja anual e que seja feito exame de ressonância magnética a cada dois anos.
Fonte: cirurgiaplasticabrasil.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas