Taguatinga 61 3702-6000 | 3703-6000 - 98123-3333 (Claro) + Taguatinga 61 3702-6000 | 3703-6000
98123-3333 (Claro) +
Imagem Corporativa
 
   

Como controlar a hipertensão com atividade física

A hipertensão, também conhecida por pressão alta, pode ser controlada com atividade física aeróbia, como caminhada ou natação, porém deve ser aliada a exercícios com pesos, como musculação na academia e, para ser eficaz, deve ser realizada 3 vezes por semana durante pelo menos 30 minutos.

No entanto, antes de começar a se exercitar, o paciente com hipertensão deve ir no médico e fazer uma avaliação geral, incluindo exames de sangue e ao coração para saber se está apto a realizar exercício físico sem limitações e, antes de cada treino deve medir a pressão e iniciar a atividade apenas se tiver a pressão inferior a 140/90mmHg. Saiba como medir a pressão em: Como medir a pressão.

Além do exercício é importante manter uma uma alimentação pobre em sal, sem embutidos e salgadinhos e, em alguns casos, recorrendo ao uso de remédios indicados pelo médico para baixar a pressão, como Lisinopril, ajudando a manter a pressão dentro dos valores normais, que são 120/80mmHg.

Treino para controlar a pressão alta

​Para baixar a pressão deve-se fazer atividades físicas todos os dias que contribuam para diminuir a frequência cardíaca, aumentar a força do coração e aumentar a facilidade em respirar.

Desta forma, para controlar a hipertensão deve-se realizar:

  • Exercícios aeróbios, como caminhada, natação, dança ou bicicleta, por exemplo, pelo menos 3 vezes por semana por pelo menos 30 minutos em intensidade leve a moderada que aumentam a capacidade cardiorrespiratória;
  • Exercícios anaeróbios, pelo menos 2 vezes, por semana e que podem envolver exercícios com pesos e ajudam a fortalecer os músculos, executando 8 a 10 exercícios com muitas repetições, entre 15 e 20, mas poucas séries e com séries, 1 a 2, por exemplo.

É importante que o individuo com hipertensão siga o plano do professor da academia e realize os exercícios lentamente e corretamente para que a pressão sanguínea não aumente muito durante o esforço.

Sinais que indicam que deve parar o exercício 

Alguns sinais que indicam que pode ter a pressão alta, podem ser: 

  • Dor de cabeça forte com tonturas;
  • Visão dupla;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Zumbido no ouvido;
  • Enjoos.

Para confirmar se a pressão está alta deve medir a pressão com um aparelho e, caso a pressão máxima, que é o primeiro que aprece no monitor, estiver próximo 200 mmHg, é preciso parar de fazer a atividade, pois há maior chance de desenvolver uma problema de coração. A seguir deve-se aguardar que a pressão vá baixando lentamente, sendo que o valor deve estar mais baixo após 30 minutos de repouso.

Além disso, o paciente com hipertensão deve medir sempre a pressão antes de iniciar qualquer atividade para saber se está apto a realizar o exercício, devendo apenas começar a se exercitar se tiver pressão inferior a 140/90mmHg. 

Benefícios do exercício para a pressão alta

Normalmente, depois da prática regular de exercícios físicos, a pressão do sangue diminui tanto em repouso, como durante o exercício e mesmo depois do exercício, diminuindo de 7 a 10 mmHg em relação aos valores de pressão iniciais.

Além disso, o efeito do exercício físico é mais eficaz em estádios leves ou moderados de hipertensão, evitando em alguns casos, o uso de remédios para baixar a pressão indicados pelo médico, como Concor ou Lisinopril, ou levando à diminuição da dose dos medicamentos anti-hipertensivos necessários para controlar a doença.

 


Leia mais sobre: Notícias/Dicas

Drenagem linfatica e lipoaspiracao, proteses silicone de mamas em Brasília DF

Cirurgias Plasticas em Brasília DF: Drenagem linfatica, proteses de silicone de mamas e lipoaspiracao.

Cirurgias face e corpo: blefaroplastia (cirurgia das palpebras), otoplastia (correcao da orelha em abano), mentoplastia de aumento ou cirurgia do queixo, ritidoplastia para rejuvenescimento facial, rinoplastia ou plástica do nariz, mamoplastia de aumento com protese de mamas (implantes silicone) e redutora, mastopexia e mastopexia com proteses ou lifting de mamas, abdominoplastia (cirurgia de abdomen), lipoaspiracao e contorno corporal. Clinica cirurgia plástica estetica com tratamentos drenagem linfatica, cicatrizacao patologica e cicatriz inestetica, peeling ou resurfacing da pele, cirurgia íntima, ninfoplastia, monte de vênus, liffting de face, protese de mama, laser de co2 fracionado, lipoescultura, cirurgia plástica pós bariátrica, cirurgia pós perda de peso, preenchimento, rejuvenescimento facial, prótese de bumbum, mama redutora, prótese de peitoral, prótese de mento, prótese de queixo, cirurgia em mamas masculina, elevação de sobrancelhas, liffting facial.