Cirurgia de Correção Cicatricial
A Cirurgia de Correção Cicatricial visa melhorar a aparência de uma cicatriz, a fim de restabelecer a autoestima do paciente, e deve ser sempre realizada com um cirurgião capacitado.
É recomendada nos seguintes casos:
- Cicatrizes alargadas ou com o aspecto indesejável
- Cicatriz hipertrófica, ou seja, elevada, rosácea, limitada a bordas da ferida, com coceira e dor, que eventualmente para de crescer e regride com o tempo, pode regredir com compressão e massagem
- Cicatriz queloideana, ou seja, elevada, violácea, invade tecidos vizinhos, geralmente tem coceira, dor e ardor, não regride, continua crescendo, não melhora com massagem e compressão, independe da técnica cirúrgica, pode recidivar.
Porém, é contraindicada para pacientes com problemas de cicatrização, infecção ativa no local da cicatriz, uso crônico de corticoides e doenças do tecido conjuntivo
O procedimento
Inicialmente, são dadas algumas alternativas de tratamento, mas caso não surtam o efeito desejado e paciente e médico optem pela cirurgia, possui um pré-operatório simples, sem a necessidade de jejum se não for utilizada anestesia geral. O procedimento dura de 30 minutos a 1 hora, e é feita por meio de incisões em toda a extensão da mesma. Dependendo do caso, a incisão é feita aproximadamente 1 mm dentro da cicatriz e em outras situações aproximadamente 1 mm fora da cicatriz. Após realizar as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada.
Pós-operatório
Após a cirurgia pode ser preciso usar pomadas, cremes ou mesmo compressão local.
Leia mais sobre: Notícias/Dicas