
![]() |
|||
![]() |
|||
![]() |
Toxina botulínica ganha novas aplicações estéticas
A toxina botulínica usada desde 1992 como tratamento para as rugas de expressão ganha novas formas de aplicação com resultados mais naturais, evitando exageros. Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, o efeito "cara de botox" virou coisa do passado.
Trata-se de um procedimento estético muito seguro desde que aplicado por médico especialista. Além de suas indicações mais do que consagradas, como linhas de expressão da testa, entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos ("pés de galinha"), a toxina está sendo usada com sucesso em novos pontos de aplicação:
- "Efeito Lifting": pontos que promovem um levantamento das regiões laterais do rosto. É indicada nos casos de perda de contorno facial e flacidez leve a moderada do pescoço. Na linha do osso mandibular, ocorre a inserção do plastima que é o músculo mais importante do pescoço.
As fibras desta importante musculatura estão misturadas com as fibras dos músculos da face, em especial com o abaixador do canto da boca. A contração do platisma promove o repuxamento para baixo da musculatura da face. Baseando-se nesta anatomia, foram introduzidos novos pontos na linha da mandíbula que relaxam a inserção do platisma neste osso e, portanto, evitam o repuxamento inferior da face. Desta maneira, há uma melhora no contorno facial. No entanto, vale ressaltar que esses pontos não substituem um lifting cirúrgico.
- Linhas do Sorriso: pequenas doses no músculo risório podem minimizar essas linhas que se formam na regiões laterais da face quando o paciente sorri.
- "Bunny Lines" ou "nariz de coelho": existem pontos que podem ser aplicados nessa região, proporcionando uma melhora das linhas que aparecem no nariz, principalmente durante o sorriso.
- Linhas em volta dos lábios ( código de barras"): alguns pontos podem ser aplicados em volta dos lábios para suavizar as linhas que surgem, principalmente nos fumantes. Esses pontos ajudam também a "everter" os lábios, dando a impressão que os mesmos aumentaram.
- Sorriso Gengival: um ponto de cada lado do nariz pode proporcionar uma melhora importante do sorriso gengival
A aplicação continuada da toxina botulínica a cada quatro ou seis meses (variando de pessoa para pessoa) previne que estas rugas se tornem mais profundas.
A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Para algumas pessoas, pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acabam diminuindo a movimentação muscular e, consequentemente, perde-se o hábito de contrair partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).
Como é feito o procedimento:
A diluição da substância é feita com soro fisiológico. Cerca de 20 minutos antes da aplicação, a região a ser tratada pode ser anestesiada com cremes específicos. A injeção é feita nos pontos predeterminados, de acordo com a avaliação individualizada do padrão de movimentação muscular do paciente.
O procedimento demora cerca de 15 minutos. A recuperação do paciente é imediata. A ação da toxina botulínica inicia-se após cerca de 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo em até 14 dias. A duração desse resultado pode variar entre três a seis meses.
A técnica é contra-indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando e, ainda, pessoas que fazem uso de antibióticos aminoglicosídeos.
Fonte: minhavida.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas