Cicatrização em cirurgia plástica: a idade é determinante?
Tradicionalmente consideram-se alguns fatores como responsáveis por uma baixa qualidade na cicatriz como diabetes mellitus, uso de corticites, infecção, presença de doença vascular periférica, radioterapia, desnutrição e tabaco. A grande maioria dos pacientes submetidos a cirurgia plástica não são portadores dessas comorbidades mas frequentemente opera-se pacientes acima de 60 anos e não raramente há a indagação se a idade pode ser um fator de risco para a qualidade da cicatriz.
Em uma ampla revisão da literatura sobre o assunto publicada por Karamanos e cols. pela Henry Ford Hospital/Wayne State University1, pacientes foram avaliados quanto à incidência de deiscência (abertura dos pontos cirúrgicos) e analisados sob o ponto de vista da estratificação etária.
Este estudo conclui que, excluindo-se os demais fatores de risco, a idade, como único fator avaliado, não aumenta o risco para uma má cicatrização.
No universo da cirurgia plástica estética, fatores como a seleção e o preparo do paciente, técnica cirúrgica apropriada (sutura sem tensão, delicadeza na manipulação dos tecidos, espero e equipe especializada em acabamento) e cuidados pós operatórios rigorosos são os fatores determinantes para uma boa qualidade da ferida operatória.
Fonte: tempocirurgiaplastica.com.br
Leia mais sobre: Notícias/Dicas