Tratamentos para Estrias
Os tratamentos para estrias podem ser feitos através do peeling de ácido retinoico, laser facionado CO² e microagulhamento. Além de todos os tratamentos regenerarem a pele são estimuladores de colágeno.
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme.
Existem dois tipos de estrias: As estrias recentes são de cor rósea ou arroxeadas, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local. As estrias antigas são brancas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida.
Indicações
Os tratamentos são indicados para homens e mulheres com estrias recentes e antigas localizadas nos seios, no bumbum, na barriga, nas costas, no quadril e nas coxas.
Como funciona?
Existem tratamentos eficientes com técnicas específicas para cada tipo no combate às estrias:
Peeling de ácido retinóico – O peeling de ácido retinoico para estrias é um procedimento estético invasivo que usa essa substância para realizar uma esfoliação química que remove a camada mais superficial da pele gerando um processo inflamatório que estimula a regeneração celular e a renovação da pele. O processo é bem simples e começa com uma raspagem feita com microcristais com função esfoliante para favorecer e potencializar a absorção do ácido retinoico, que é aplicado em seguida. Depois, a região é coberta com um plástico que deve ser mantido na pele por, em média, oito horas para que o ácido tenha o máximo de contato com a pele e seja absorvido.
Laser fracionado CO² - O tratamento a laser para estrias é um procedimento estético invasivo que utiliza laser de CO² fracionado para reduzir essas lesões e melhorar o seu aspecto na pele. Consiste em fazer disparos de laser sobre as estrias causando uma leve queimadura no local, visando estimular a produção de colágeno e elastina, regenerando a pele da área afetada pelas estrias melhorando a sua estrutura e, consequentemente, o aspecto dessas lesões na pele.
Microagulhamento – No tratamento de microagulhamento para estrias, o paciente recebe uma higienização completa e uma assepsia na pele. Feito isso, o Dr. Fábio Faria irá escolher os tipos de agulhas para o problema. Será utilizado o Roller para fazer movimentos nas quatro direções: horizontal, vertical, diagonal direita e esquerda. Dessa forma a pele começa a receber o estímulo necessário para produzir mais colágeno e ficar com o aspecto sadio.
Aplicações
Peeling de ácido retinoico – São necessárias, em média, cinco sessões, sendo que os primeiros resultados podem ser vistos a partir da segunda sessão.
Laser fracionado CO² - Geralmente são necessárias de 4 a 7 sessões, realizadas com intervalo de um mês entre as aplicações e os primeiros resultados, sutis, podem ser percebidos já na primeira sessão.
Microagulhamento – São necessárias, em média três sessões, realizadas com intervalo de um mês entre as aplicações. As sessões duram de 30 minutos a 1 hora.
Efeitos colaterais
Peeling de ácido retinoico - no dia seguinte pode ocorrer: vermelhidão, coceira, irritação cutânea, ardência e descamação.
Laser fracionado CO² - O processo é um pouco doloroso, mas tolerável, a pele fica avermelhada depois da aplicação, apresentando descamação após uma semana de tratamento.
Microagulhamento – É comum que após o tratamento a pele apresente inchaço e vermelhidão.
Recuperação
Peeling de ácido retinóico - Após o uso do ácido, a pele fica muito sensível e por isso, é preciso ter cuidado principalmente com a exposição solar, que deve ser evitada durante todo o tratamento. Além disso, é primordial o uso de proteção solar sobre a área tratada, caso contrário o sol pode causar manchas irreversíveis na pele.
Laser fracionado CO² - É imprescindível não expor a pele ao sol e usar protetor solar diariamente durante todo o tratamento, pois a pele fica mais sensível e suscetível a manchas.
Microagulhamento – A recuperação é rápida, muito mais eficaz se fosse feito com laser. Após o tratamento recomenda-se não tomar sol durante o período inflamatório, de três a cinco dias; não usar protetor solar.
Resultados
Peeling de ácido retinóico - No tratamento de estrias, o ácido retinoico promove a renovação das células e estimula a formação de colágeno melhorando o aspecto dessas lesões na pele e tornando-as praticamente imperceptíveis, reduzindo seu tamanho, espessura e melhorando a sua tonalidade em relação à cor da pele.
Laser fracionado CO² - É um dos procedimentos que fornece resultados mais rápidos e efetivos na redução de estrias, tornando-as praticamente imperceptíveis na pele.
Microagulhamento – Os resultados são vistos de 15 a 30 dias, porém o auge da produção de colágeno é de cerca de 3 a 8 meses.
Contraindicações
Os tratamentos para estrias não são indicados para gestantes, lactantes e para quem tem diabetes, hipertensão e problemas cutâneos.