Monte de Vênus (Pubis)
Hoje com a conquista da independência e da liberdade sexual, cada vez mais a mulher procura sua satisfação pessoal e busca a melhoria da estética íntima. Antigamente, essa questão ficava escondida e poucas mulheres procuravam ajuda de um profissional.
Monte de Vênus é a parte do corpo que se localiza abaixo do abdômen e acima do clitóris e é coberto de pelos pubianos. Monte de vênus é o “apelido” em homenagem à deusa do amor e da beleza Vênus.
Há pacientes em que o monte de Vênus é muito proeminente, conferindo um aspecto abaulado acima dos genitais, sendo perceptível ao usar roupas justas, o que pode causar desconforto e constrangimento.
Existem 2 tipos de cirurgias realizadas no monte de Vênus: a redução ou aumento com ou sem retirada de pele.
A cirurgia para a redução do monte de Vênus é indicada para pacientes que apresentam aumento ou excessiva projeção desta região, com conseqüente desconforto estético. Tem como intuito a redução e aplainamento do monte de Vênus, conferindo um aspecto menos abaulado. A redução é feita através da lipoaspiração. A cirurgia leva a realização pessoal, aumenta a auto-estima e maior interação social da pessoa que se encontrava com problema.
Quando o problema afeta homens, o excesso de gordura na região pré-pubiana pode levar à diminuição do tamanho do pênis.
A cirurgia do aumento do monte de Vênus pode ser feito com enxerto de gordura ou com preenchedores definitivos ou temporários. A gordura para enxerto pode ser retirada da área do joelho.
Falaremos sobre redução do monte de Vênus nos tópicos subseqüentes.
Outros nomes do procedimento
Redução do monte de Vênus, redução da região púbica
Indicação
Aumento do volume ou projeção do monte de Vênus, acarretando desconforto ou constrangimento.
Idade mínima
Não existe idade mínima, o mais importante é que a paciente tenha amadurecimento hormonal, ou seja, já tenha menstruado.
Anestesia
Anestesia local com ou sem sedação ou peridural.
Cirurgia de Redução do Monte de Vênus
A cirurgia nesta região pode ser realizada de duas maneiras: a primeira, através de lipoaspiração, e a segunda, através de lipoaspiração associada a retirada de um fuso de pele, sendo que a cicatriz resultante assemelha-se à cicatriz da cesárea.
Uma lipoaspiração costuma ser suficiente para retirar o excesso de gordura localizado no Monte de Vênus. As incisões são pequenas e feitas em locais estratégicos para que as cicatrizes sejam discretas, geralmente na linha do biquíni.
A cirurgia não interfere com a sensibilidade dos órgãos genitais e nem com o prazer sexual após a recuperação.
Tempo de internação
A alta é no mesmo dia, após o termino da cirurgia.
Complicações
Podem ocorrer, apesar de muito raras : hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).
Resultado definitivo
O resultado definitivo da cirurgia plástica do monte de vênus pode ser constatado após seis meses da cirurgia, mas grande parte do resultado é alcançado dois meses depois.
Pós-operatório
O pós-operatório da redução do monte de Vênus é tranqüilo. Se houver dor, essa melhora com analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) na região e também pode ocorrer equimose ( roxidão), que costuma regredir em torno de 14 dias. A equimose e o edema devido o efeito da gravidade pode chegar até os grandes lábios vaginais.
As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 14 dias e o retorno ao trabalho acontece após 3 dias da cirurgia, evitando esforço físico.
Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis, nos casos em que há necessidade da retirada de pele.
A sensibilidade do monte de Vênus pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade dos genitais não é afetada (sensibilidade sexual), pois não há manipulação destas estruturas.
Indica-se a drenagem linfática, que pode ser iniciada no quinto dia após a cirurgia, seguida da endermologia, para tornar a cicatrização daquela região macia e natural, sem fibroses ou aderências.
Está indicado o uso de modelador por 30 dias para reduzir o edema que se forma.